Ir para o conteúdo

Minho IN assina contratos de financiamento no valor 6,5 milhões de euros

2011-11-02

 

O Consórcio Minho IN realizou no dia 4 de Novembro, na Villa Moraes, em Ponte de Lima, uma Cerimónia para Assinatura de Contratos de Financiamento de projectos âncora da EEC PROVERE MINHO IN, candidatados e aprovados no âmbito do Eixo II – Valorização Económica de Recursos Específicos, do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013. Os projectos âncora em causa são: “MINHO Empreende”, “Golfe MINHO IN” e “Revitalização do Parque Termal do Peso “, com um investimento total de cerca de 6,5 milhões de euros.

 

O projecto “Minho Empreende”, tem como principais acções a criação de um roadmap da rede regional de empreendedorismo, alicerçado em boas práticas; a promoção e sensibilização da população para o empreendedorismo e inovação em Baixa Densidade; a qualificação das pessoas para o empreendedorismo; oficinas e clínicas Minho IN; a promoção da cooperação empresarial e institucional no Minho Rural e ainda a avaliação, coordenação e promoção deste projecto. Trata-se de um projecto liderado pela ADRAVE em cooperação com um conjunto de entidades (BIC Minho, ACIBTM, SPIN PARK, IDEIA ATLÂNTICO, IEMINHO, CEVAL, ACIG) que no Minho se dedicam e desenvolvem actividade ligadas à promoção da criatividade, inovação e do empreendedorismo. O projecto “Minho Empreende” tem um investimento total de cerca de 1,5 milhões de euros.

 

No que diz respeito ao projecto âncora “Golfe Minho IN”, consiste na elaboração de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Golfe no Minho, que permita a criação, estruturação e consolidação deste produto turístico neste território. Trata-se de um primeiro passo que condicionará a criação do produto turístico Golfe Minho IN, uma vez que visa identificar uma estratégia, desenhar um plano de acção e avaliar a viabilidade e exequibilidade da sua criação e desenvolvimento. Este projecto é liderado pela Associação de Golfe do Norte de Portugal, em pareceria com os promotores de campos de Golfe (Laguna Park, Golfinvest; Onda Gaivota, Lda., GPL – Golfe Ponte de Lima, SA. e os Municípios de Melgaço, Arcos de Valdevez e Viana do Castelo) e tem um investimento total de cerca de 120 mil euros.

 

No que se refere à “Revitalização do Parque Termal do Peso”, projecto submetido no âmbito do projecto âncora Saúde e bem-estar, está prevista a instalação de um spa termal no edifício do antigo balneário termal, a recuperação da Casa do Guarda e da Fonte Principal, dotando-os de condições para albergar novas funções: administrativas e culturais respectivamente. O spa termal irá apresentar um programa dedicado às práticas de saúde termal e bem-estar. A entidade líder deste projecto é a CURE AQUAE Termas de Melgaço, Lda, uma parceria público-privada entre o Município de Melgaço e o Grupo Casais. O projecto tem investimento total de cerca de 5 milhões de euros.

 

Esta cerimónia que contou com a presença de António Rui Esteves Solheiro, Presidente do Consócio Minho IN, Mário Rui Silva, Vogal da CCDR-N, Francisco Calheiros, Coordenador Executivo do Consórcio Minho IN, bem como com a presença dos Secretários Executivos das CIM Alto Minho, Cávado e Ave, representantes dos 24 municípios abrangidos pela EEC Minho IN e ainda com promotores privados ligados aos projectos âncora, é mais um passo marcante na afirmação da Estratégia MINHO IN.

 

Notícia(s) relacionada(s)...

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi