Ir para o conteúdo

Minho IN encerra BTL 2012 com balanço positivo

2012-03-07

 

O Consócio Minho IN faz um balanço positivo da sua presença na BTL 2012. Na base desta conclusão está a forte afluência de público interessado em obter informações sobre a oferta turística do Minho e a captação de mercado tanto nacional como internacional, com o intuito de afirmar, cada vez mais, o território como destino turístico.


Apesar da captação do turista nacional ter sido apontada, desde a primeira hora, como o objetivo central da participação do Minho IN, na BTL 2012, desde logo porque esta é a maior montra de turismo no panorama nacional, a verdade é que a feira permitiu, igualmente, explorar o mercado internacional, através de reuniões com operadores turísticos de mais de 20 países que se fizeram representar nesta mostra turística. Foi, assim, possível ouvir um número significativo de operadores procedentes de diversos mercados, com os quais o Consórcio Minho IN teve oportunidade de reunir e apresentar as potencialidades turísticas do Minho, destacando os seguintes produtos: Golfe; Aldeias, Solares e Jardins; Artes e Produtos Tradicionais; Enoturismo, Turismo de Natureza, Gastronomia e Saúde e Bem-estar (termas).

De referir que, a este respeito, a área reservada de negócios, do stand Minho IN, foi palco de diversas reuniões nas quais participaram alguns empresários que marcaram presença neste certame, permitindo-lhes contactar com agentes nacionais e internacionais.
A localização privilegiada que o stand Minho IN ocupou, bem como o layout apelativo foram considerados, pelos visitantes, fatores determinantes para uma maior interação com o público. Por ele passaram milhares de pessoas – que além de degustações, tiveram oportunidades de assistir a um vasto programa de animação e a exposições permanentes de artesanato.
Destaque, por exemplo, para o momento alto desta participação – dia 1 de março, dia dedicado ao Minho. Neste dia, foi apresentada a brochura promocional Minho IN – uma brochura que representa os 24 municípios que fazem parte do Consórcio Minho IN e os seus ex-líbris – e assinado o protocolo de cooperação entre os 24 municípios, para dinamizar o projeto Marketing Territorial Minho IN. Neste sentido, não podíamos deixar de referir o impacto que a comemoração dos “20 anos de Festival de Paredes de Coura”, com a atuação dos Dead Comb e a presença de Fernando Alvim e o evento “Cerveira ao Piano”,  com a presença do fadista Camané e do Pianista Mário Laginha, provocaram no público que esteve presente na BTL 2012.
Ainda, durante os 5 dias do certame, foram apresentadas constantes degustações gastronómicas e provas vínicas refletindo a diversidade e a excelência tanto do receituário como dos produtos locais – momento “Minho IN Happy Hour”. Foi, ainda, aproveitado este momento para oferta de vouchers de serviços turísticos relacionados com estadias nos Solares de Portugal, ADERE-PG (Central de Reservas), prática de Golfe e termas e spas, através do qual o Consórcio Minho IN aproveitou para questionar todos os participantes sobre “Qual é o produto com mais potencial no Minho”. Das várias opções (centros históricos, termas, solares, aldeias, vinho, gastronomia, artesanato, festas e romarias, paisagem e praias e desportos náuticos) a gastronomia e as festas e romarias foram as mais assinaladas.


De referir, também, que a BTL 2012 permitiu criar fortes dinâmicas afirmativas de um território coeso, e reforçar a promoção do potencial turístico do Minho para a qual contribuíram a colaboração dos 24 municípios, da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, das Associações de Desenvolvimento, entre outras entidades que atuam no território.
Com tudo isto dizer que o balanço final do Consórcio Minho IN é o de que, sopesando todas as vantagens, desvantagens e condicionantes que a situação atual configuram, continuam a valer a pena todo os esforços que se possam desenvolver com vista ao reforço do potencial turístico do Minho, desde que se vislumbre poderem constituir um contributo eficaz para fortalecer a nossa economia, para proporcionar mais empregos e melhores condições de vida e para captar os investimentos produtivos que nos ajudem a progredir na senda do desenvolvimento.

 

Nota merecedora de particular atenção é também, a capacidade demonstrada, pelo Consócio Minho IN, para estar em permanência nas redes socais, nomeadamente no facebook, recebendo imensas visitas e interações, nestes dias de BTL 2012, motivado pela constante atualização de conteúdos informativos.


 

Dossier Especial Minho IN | BTL 2012

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi